5 maneiras de tornar sua rotina mais sustentável

Cuidar do seu corpo é uma das melhores coisas que você pode fazer. Principalmente pelo seu bem-estar físico, mental e emocional. Mas às vezes, o que é bom para a sua saúde não é tão bom para o nosso planeta. Por isso, aqui estão 5 maneiras simples de tornar sua rotina mais sustentável.

Quando se trata de nossos hábitos de saúde, ainda dependemos muito de recursos naturais. Sobretudo, os que não se renovam. Por exemplo, o gás e energia nuclear. Porém, há boas notícias para aqueles que tentam ser mais conscientes. Existem pequenos ajustes que podem tornar uma rotina de bem-estar muito mais sustentável.

rotina sustentável

Embora possa não parecer, mas mesmo pequenas mudanças de costume podem impactar positivamente as gerações futuras. E essas simples ideias podem reduzir suas emissões de carbono e a produção de resíduos. Enquanto isso, você promove seus objetivos pessoais de saúde. Confira:

1. Mude sua rotina de treino

Muitas academias têm coisas como sistemas de ar condicionado, iluminação 24 horas por dia, chuveiros, saunas, etc. Isso, com certeza, consome quantidades impressionantes de água e energia que impactam negativamente o meio ambiente. Além disso, é bastante comum perceber que as academias substituem seus equipamentos com certa frequência. Isto é, trocam máquinas que ainda funcionam por modelos mais novos e chamativos. O que é exatamente o oposto de sustentável.

Então, você pode dividir o seu tempo de treino em diferentes ambientes e optar por mais exercícios ao ar livre, por exemplo.

2. Experimente produtos ecológicos

Se você fizer exercícios antes de encontrar os amigos ou ir para o trabalho, provavelmente irá consumir proteínas para se reabastecer. Mas, alguns produtos de proteína nem sempre são os mais ecológicos. Especialmente aqueles feitos de soro de leite, que são derivados do leite de vaca. Por causa das grandes quantidades de combustível, água e ração de grãos usados ​​para sustentar os animais. A carne industrializada e os laticínios são alguns dos maiores contribuintes das emissões de gases de efeito estufa.

No entanto, surgiram maneiras revolucionárias de melhorar o impacto ambiental do processo de produção de alimentos derivados de animais. Empresas que produzem o pó de proteína de soro de leite sem animais que é nutricionalmente idêntico ao soro de leite à base de laticínios. Além disso, eles vêm em ótimos sabores como morango, baunilha, chocolate e biscoitos e creme.

3. Coma mais plantas

Mudar a forma como você aborda seus outros lanches e refeições é essencial. As dietas com menor emissão de gases de efeito estufa contem a menor quantidade de produtos derivados de animais.

Portanto, torne as suas refeições mais sustentáveis. Em outras palavras, permita que as plantas sejam protagonistas e a carne um mero coadjuvante.

4. Planeje sua rotina com antecedência

Um homem sábio disse uma vez: “Se você não planejar, você está planejando falhar”, e isso definitivamente é verdade quando se trata de saúde e sustentabilidade. Pequenas coisas como fazer o café e o seu almoço em casa podem somar e impactar positivamente o planeta e seu bem-estar. Isso porque as pessoas tendem a consumir menos calorias quando preparam comida em casa. Quando você não está dirigindo para um restaurante ou café para pegar sua comida, certamente está economizando gasolina e não usando itens descartáveis.

5. Responsabilidade na hora da compra

Você sabia que uma grande parte das roupas doadas acaba em aterros sanitários? Isso mesmo, milhões de toneladas de tecidos despejados no meio ambiente todo ano. Portanto, se você precisar se livrar de uma camiseta de ginástica velha ou suas calças esticadas, faça diferente. Considere vender os itens diretamente a um outro consumidor. Ou entregue a um serviço de reciclagem de tecido de sua região.

Por outro lado, se você estiver no mercado para comprar novos equipamentos, considere a compra de usados ​​em vez de novos. Ou simplesmente, não exagere! Muitas pessoas compram roupas chamativas apenas para deixar o guarda-roupa mais colorido. Enfim, seja mais responsável na hora de comprar. Pois, não apenas economizará dinheiro. Mas a reciclagem vai reduzir a fabricação, as emissões relacionadas ao transporte e o uso de energia.

Fonte: Treehugger.

# # #

09/07/2022